segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O valor do respeito

Estava lendo o site da HSM e achei esse artigo! Gostaria de compartilhar com vcs!

bjus

Pessoal,

se eu pudesse resumir o Fórum Mundial de Negociação em uma palavra, essa palavra seria respeito. Assim como em vários momentos da vida nós estamos negociando e decidindo, em vários momentos da vida devemos procurar respeitar as pessoas em seus sentimentos e nas suas intenções.

Nas negociações, uma das atitudes mais importantes para se ter credibilidade é procurar respeitar os interesses do outro lado na negociação, como afirmou Paul Schoemaker. Bons negociadores procuram escutar o que está por trás de qualquer negociação, e essa tarefa só será possível se você respeitar o outro lado. Respeitar, nesse aspecto, significa calçar o sapato do outro e saber onde está apertando no calo do outro.

Aliás, Willian Ury resgatou com muita felicidade o significado da palavra “respeito” que vem de RE-SPECT que significa “olhar de novo para ver o outro”. Olhar de novo para ver o outro para dar valor a si mesmo e ao outro com o objetivo de prestar atenção positiva a outra pessoa. Respeito esse que, independente do resultado da negociação, será muito importante para manter uma relação saudável e sustentável com o outro lado após o fim da negociação.

O valor do respeito não deve se restringir apenas a momentos em que estamos negociando. Ele deve permear várias situações que vivenciamos em nossa vida, seja como gestores, conjuges, membro de família, etc. Respeito para procurar entender o ponto de vista do outro, lembrando que um ponto de vista é a vista a partir de um ponto, como disse o professor Cortela em uma de suas palestras que assisti. Respeitando é que começamos a entender o mérito do outro no que ele sente, pensa ou faz e, a partir daí, poderemos conseguir comunicar o nosso entendimento da situação, caso contrário, o outro lado não estará disposto a nos ouvir.

Respeito que é importante para desafiarmos nossos próprios paradigmas e preconceitos para saber ouvir as idéias apresentadas por outras pessoas dentro do nosso ambiente de trabalho sem olhar para cargo, status ou nível hierarquico, colocando acima de tudo o valor de manter um clima de conversa, vinculo e colaboração dentro da empresa em busca da inovação contínua.

Respeito a nossa natureza visando respeitar o direito das próximas gerações em viver em um mundo sustentável.

Para concluir e linkando esse texto com a escolha do Rio de Janeiro como sede das olimpíadas de 2016, como disse o presidente Lula em entrevista após a escolha da sede olimpica : “Respeito nós damos, mas também gostamos de receber”. Quando se trata de respeito, a lei mais importante é a da reciprocidade.

Um abraço.

“Keep The Faith”

Fonte: http://hsm.updateordie.com/humanizacao-do-trabalho/2009/10/o-valor-do-respeito/

Um comentário:

Anelise disse...

Gostei disso!! Respeito é mais importante que uma série de coisas na vida mas, a maioria das pessoas ainda não percebeu o valor que deve ser dado a ele.
Bjusss